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SEÇÕES KAINGANG
 

Juracilda Veiga
Antropóloga

É possível que a divisão entre eles não seja tão antiga quando a divisão com outras família Jê. Os Kaingang e Xokleng foram no passado inimigos preferenciais como atestam as histórias de suas guerras e raptos de mulheres de parte a parte.

Anterior a Henry, Borba (1883) atribuiu o termo Caingang aos que hoje se assumem como tal. No entanto, todo o termo geral é, em todos os grupos indígenas, um fenômeno pós-contato. Um erro de Borba foi, talvez, propor o termo Kaingang ( Cayngang ) como denominação genérica ou autodenominação do povo todo. O termo, hoje difundido entre os próprios Kaingang e assumido com o significado de "índio", poderia ser atribuído, conforme o mito, a uma ou algumas das "parcialidades" que, através de aliança, compõe o povo. O fato de que nem todos os grupos Kaingang utilizavam esse termo como auto-designação pode ser constatado por um vocabulário recolhido por Nimuendaju em 1909 com uma mulher Kaingang do Rio do Peixe (SP). Ao designar sua própria gente (o grupo do Rio do Peixe), a índia Mariana os identificou com o termo "Yakwa(n)dagtéye" (Apud Nimuendaju & Guérios 1948:222). O termo téye quer dizer comprido e Yakwa(n) , embora não possa traduzir, chama a atenção pela proximidade com os termos Akuen e A'we / Auwe , autodenominação respectivamente dos Xerente e Xavante (Cf. Maybury-Lewis 1984:40). Seguindo meu raciocínio, os "Cayngans" do mito anotado por Borba, junto aos quais os KAMÉ e KAIRU foram buscar mulheres, poderiam ser identificados, então, com o povo hoje denominados Xokleng.
Os Kaingang atuais do Xapecó ainda possuem, entre suas narrativas históricas, a memória das guerras e alianças (por casamentos) deles com outros grupos Kaingang, e com Xokleng, e nas genealogias traçadas no Xapecó encontrei diversas pessoas identificadas como "botocudos", uma das denominações genéricas usadas para referir aos Xokleng.

 
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Kaingang ganha
verbete em
Enciclopédia Mundial.

“The Grenwoodod
Encyclopedia of
World Folklore
and Folklife”
verbete assinado
por
Juracilda Veiga

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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