.: Conheça o site da Editora .:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SEÇÕES KAINGANG
 

Juracilda Veiga
Antropóloga

Baldus acrescenta que o nome do indivíduo indica a metade a que ele pertence e que há "entre os nomes pertencentes a cada parentela" os peculiares dos pénie que "já em criança são designados como tais" . Sinônimo de pénie , segundo ele, seria o termo "vuiji-koregn" (nome ruim). Os autores que estudaram os Kaingang em anos recentes - alguns deles baseados em Baldus - são concordes em afirmar que os Kaingang estão divididos em metades, assim como há unanimidade em atribuir à metade dos KAMÉ a pintura corporal de listas (marcas compridas), e à metade dos KAIRU a pintura de pontos (marcas redondas). Apesar dessa unanimidade, cada autor relaciona a cada uma dessas pinturas uma série de subgrupos, nem sempre coincidentes. Considerando pertinentes muitas das informações de Nimuendaju e Baldus para a cultura Kaingang à luz dos meus dados de campo, ainda assim era necessário encontrar "peças" que pudessem dar coerência a este quebra-cabeças, resolvendo algumas contradições e respondendo a muitas perguntas.

Para começar, era necessário explicar a duplicação dos nomes atribuídos às metades, KAMÉ e KAIRU, também referidos às seções Kamé e Kairu, internas à elas.
Os dados de campo não deixam dúvidas quanto ao papel fundamental das relações de oposição e de complementaridade entre KAMÉ e KAIRU, havendo troca de serviços funerários e rituais, aliança matrimonial e, em alguns casos, trocas de nomes.
Qual o papel, então, das seções e por que existem seções que têm nomes idênticos aos das metades? Nimuendaju registra uma assimetria entre os grupos internos às metades considerando, no entanto, que paí , vodôro , péñe e iantky-by são apenas funções cerimoniais e por essa razão não teriam interferência nas regras de casamento, enquanto que o pertencimento aos clãs-metades exige a exogamia (cf. Nimuendaju [1913] 1993:61-2).

 
Página>>
4
       
 

Kaingang ganha
verbete em
Enciclopédia Mundial.

“The Grenwoodod
Encyclopedia of
World Folklore
and Folklife”
verbete assinado
por
Juracilda Veiga

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© 2006 Portal Kaingang - WebMaster (Adriana)