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SEÇÕES KAINGANG
 

Juracilda Veiga
Antropóloga

Autores importantes para o estudo da organização social dos Kaingang, Nimuendaju e Baldus foram os primeiros estudiosos a tratar das "divisões" internas às metades, sem que, no entanto, suas opiniões sejam concordes quanto ao caráter dessas divisões. Para Nimuendaju, "independente das metades, há um outro tipo de divisão que hoje consiste em 4 classes, eram provavelmente mais. Uma classe é geral; as outras são cerimonialmente inferior ou superior a esta. Cada classe é distinguida por um tipo de pintura corporal que é uma variante da pintura das metades, assim que classe e metades são simultaneamente expressadas por pintura corporal. Há classes especificas que são, o Paí, o Votóro e o Pénye (apud Métraux 1947:149 - tradução minha).

Ainda segundo Nimuendaju, essas classes não são classes sociais, mas seus membros só se diferenciam pelas funções que eles são obrigados a exercer por ocasião de enterros, danças e outros atos religiosos. A diferença ou identidade de uma classe nunca impede o casamento, como acontece em caso de identidade do clã (NIMUENDAJU [1913] 1993:61-2). As metades, para Nimuendajú, possuem caráter clânico, e o pertencimento e a identidade oriunda delas que interferirá nas regras de casamento, e não a identidade ou diferenciação de classe porque, para aquele autor, as classes existem em ambas as metades e suas funções são apenas cerimoniais.

 

 
 
 
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Kaingang ganha
verbete em
Enciclopédia Mundial.

“The Grenwoodod
Encyclopedia of
World Folklore
and Folklife”
verbete assinado
por
Juracilda Veiga

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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