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ESCOLA ENTRE OS KAINGANG ( 3 )
 
Wilmar da Rocha D´Angelis
Linguista

Na segunda metade da década de 90, um programa foi desenvolvido em parceria entre a Unijuí (Universidade de Ijuí, RS), Funai e igrejas para dar formação equivalente ao magistério de segundo grau, e formou uma (única) turma, com quase 30 professores.

A partir de 2001, com participação da Funai, Unijuí e UPF (Universidade de Passo Fundo), colocou-se em andamento o Projeto Vãfy, de formação de professores Kaingang do Rio Grande do Sul em Magistério de 2 º grau. O curso encerrou-se em 2006, formando mais de 90 novos professores (a maioria, profissionais já em atividade). Em Santa Catarina o Governo do Estado promoveu semelhante programa de formação para professores Kaingang e Xokleng (Laklãnõ) no mesmo período. O Paraná, entre os estados do Sul, é o único a não realizar formação sistemática de professores indígenas por ação oficial. No Estado de São Paulo, um curso (de qualidade duvidosa) realizado sob auspícios da Secretaria de Educação igualmente concedeu título de 2 º grau para professores indígenas de diversas etnias. Na sequência, uma Especialização, em moldes semelhantes, fez crer aos professores que receberiam um título de 3o grau (o que não ocorreu). No sul criaram-se, mais recentemente, duas licenciaturas específicas: uma apenas dos Kaingang, na UNOCHAPECO, e uma para povos da Mata Atlântica, na UFSC.

Leia e saiba mais em:

"Educação escolar e ameaças à sobrevivência das línguas indígenas no Brasil Meridional", de Wilmar D'Angelis, em Aprisionando sonhos: a educação escolar indígena no Brasil, Ed. Curt Nimuendajú, 2012, p. 175-190.

 
 
 
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“Aprisionando sonhos:
a educação escolar indígena
no Brasil”

de Wilmar
da Rocha
D'Angelis

Edit. Curt
Nimuendajú
2012

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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